Telas na infância: como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças?


Por Marketing

11/08/2023

Telas na infância: como a tecnologia pode ajudar na educação das crianças?

Nos últimos anos as crianças têm sido cada vez mais dominadas por uma onda tecnológica que tende a influenciar a moda infantil e até a forma de pensar. No entanto, devemos entender o que realmente é o verdadeiro vilão. Existem infinitas possibilidades de usar as telas, seja para entretenimento, educação e até mesmo para ajudar em situações cotidianas.   Quando inseridas em um ambiente virtual, as crianças lidam com novas situações cotidianamente. O convívio social, a construção de habilidade e até mesmo as frustrações fazem parte do processo educativo.   Entenda como a tecnologia de forma equilibrada pode ajudar na educação das crianças!  

Quando inserir as crianças no universo tecnológico?

Com a pandemia do Covid-19 muitas crianças foram inseridas precocemente no mundo tecnológico para estudos online. Apesar dessa demanda ser cada vez mais comum para os pequenos de pouca idade, existe uma idade adequada para isso.   Como pais e responsáveis, temos uma grande preocupação com o ambiente virtual e tecnológico dos nossos filhos. No entanto, não dá para negar que existem diversos benefícios por trás do acesso tecnológico.   Ainda na fase de aprendizado da leitura é possível utilizar alguns aplicativos que ajudam na alfabetização. Telas de computadores e tablets podem auxiliar o momento do reforço em casa. Os aplicativos têm sido aliados até mesmo na escolha de uma nova língua como o espanhol ou inglês.  

Educação de forma lúdica com tecnologia

Como já destacamos, a tecnologia é uma forte aliada para a educação, e nos primeiros anos da criança, nada melhor do que optar por um ensino lúdico. Afinal, essa é uma fase importante para despertar o gosto por estudar e aprender.   Como as telas tem sido cada vez mais presente em todas as faixas de idade, atualmente é possível encontrar jogos até mesmo para 3 anos em diante. Com esses aplicativos, é possível ensinar números, cores e até mesmo sobre a moda infantil de forma básica.   Portanto, as telas podem ser usadas em um contexto educacional com limite de tela para os primeiros conhecimentos gerais da fase conhecida como primeira infância.  

Qual a idade certa para inserir as telas no cotidiano infantil?

Em meio a tantos benefícios ainda existem cautelas importantes para a educação infantil, com auxílio das telas. Especialistas afirmam que menores de dois anos devem ficar longe das telas pois, nessa idade, ainda não sabem distinguir a realidade do que se passa nas telas.   Nessa fase não somente o celular deve ser evitado, assim como notebook, tablet e TV. Todas as luzes podem servir apenas como doses de adrenalina para os pequenos. A mistura de cores, informações e assunto pode prender as crianças por horas e trazer malefícios.   Já a partir dos três anos, é possível inserir o uso das telas de maneira regrada com uma ferramenta de apoio à educação. Nessa fase você pode optar por aplicativos de ensino, talvez um filme ou outro para um momento de descanso.  

Como regrar esse uso?

Primeiramente, é notório que o uso de telas como uma tecnologia aliada ao ensino deve ter limites, mas nem sempre as crianças sabem se limitar. Por isso, o acompanhamento dos pais é algo fundamental para que a tecnologia não entre como uma inimiga da educação infantil.   Esse acompanhamento pode ser feito mediante algumas atitudes como:  

Determinar limites

Quando inseridas em um ambiente online, as crianças ainda não conseguem se limitar em relação ao uso. A presença dos pais em um momento como esse deve ser primordial para estabelecer a quantidade máxima de horas de acesso, mesmo que seja para educação.   Um grande exemplo é que as crianças de 12 anos, segundo estudos, devem ser limitadas no máximo a duas horas de tela.  

Monitoramento do conteúdo acessado

Agora mais importante que limitar o tempo de acesso, é entender que tipo de conteúdo seus filhos têm acessado. Como a internet é vasta, milhares de assuntos estão na palma da mão e uma simples pesquisa pode ultrapassar os limites estabelecidos para a sua idade. Algumas tecnologias podem ser utilizadas para o bloqueio de conteúdos.  

Estimular o uso consciente

Muitos pais prezam por proibir o acesso digital dos seus filhos como uma forma de educar em relação aos limites. No entanto, esse não é o melhor caminho, a promoção da conscientização pode ser feita ainda na infância. Mostre quais os riscos podem existir no mundo online.  

Conclusão

As telas podem ser grandes aliadas à educação de crianças, no entanto é importante os limites de tempo de uso e principalmente de conteúdos acessados. Afinal, em uma era tão tecnológica, até mesmo a moda infantil vem sofrendo variações de estilos a partir da influência da internet.   Portanto, preze sempre por acompanhar o seus filhos mesmo que essas tecnologias estejam sendo utilizadas para educação. Pois além da grande quantidade de benéficos, existem diversos riscos por trás de tanta facilidade.