Quando a criança quer escolher sozinha o que vestir: o que fazer?


Por Rafael Ramos

20/03/2023

Se seu filho demonstrar que deseja se vestir sozinho, não se assuste. Essa é uma atitude que demonstra autonomia e ainda reforça sua autoestima. Sendo assim, na hora de organizar o armário com roupas de criança, é importante dispor as peças para facilitar o manuseio. Além disso, é preciso conversar com as crianças para explicar como elas devem proceder na hora de separar as peças. Treinar a organização desde pequeno é fundamental para que eles aprendam a tirar as roupas que precisam e deixar no lugar aquelas que podem ficar guardadas. Leia a seguir as informações que separamos para você.

Dê atenção especial aos pedidos das crianças

Quando ainda são pequenos é comum que as crianças escolham as peças de acordo com as estampas de seus desenhos favoritos. Embora essa escolha seja saudável, pois já demonstra que elas reconhecem os elementos que gostam, é fato que nem sempre a roupa escolhida vai combinar com o evento. 

Portanto, ouça os pedidos das crianças com bastante atenção e estabeleça um diálogo saudável sobre quais as melhores opções de roupas para a ocasião em que ela vai se arrumar.  Esse é o momento de ensinar sobre formalidades e adequação, mas de uma forma simples.

Se a criança fez a escolha certa, elogie. Essa atitude aumenta sua autoestima e o estimula a sempre expressar sua opinião com respeito. 

Fale sobre a importância dos acessórios

Assim que a criança escolher as roupas que deseja vestir, converse com ela sobre a escolha dos acessórios. Eles variam de acordo com o look que ela escolheu, mas são excelentes complementos para valorizar ainda mais as composições. 

Para os meninos, é possível escolher bonés, cintos, toucas, correntinhas, pulseiras, suspensório, óculos escuros, bolsas, mochilas e pochetes. Enquanto que para as meninas, as opções são mais variadas e muito mais coloridas. Entre elas estão: tiaras, lenços, correntinhas, pulseiras, bonés, toucas, presilhas para cabelo e bolsas. 

É importante conversar com os pequenos ensinando sobre como fazer as combinações, seja nas escolhas das cores, o tamanho ideal e quais acessórios podem ser usados com as roupas que ele escolheu. 

Essas orientações precisam ser repetidas com frequência até que as crianças fiquem maiores e aprendam como combinar as roupas e os acessórios. Aproveite esse momento para estar perto delas e acompanhar seu desenvolvimento motor e intelectual.

Ofereça opções

Mesmo que a criança goste de escolher o que vai vestir, uma forma de transformar esse momento em algo muito mais prático, é oferecer opções. Além disso, mostre a importância de escolher peças termicamente confortáveis. 

Ou seja, se estiver calor, ofereça peças de roupas mais leves e de tecidos macios como o algodão, pois ele contribui para uma boa respiração do corpo. Para os dias mais frios, mostre opções mais quentinhas e confortáveis. 

Mostre às crianças a importância de uma boa combinação para construir looks cada vez mais bonitos, sem nunca abrir mão do conforto. Mostre também a importância de sempre tirar as roupas do corpo ao final do dia ou de um passeio e colocar para lavar.

Essa atitude contribui com a organização e limpeza do ambiente e também para que seu guarda-roupas fique sempre limpo e organizado. 
Tenha paciência
Mesmo que a criança demonstre que já quer se vestir sozinha, dependendo da idade essa iniciativa será cheia de desafios. Portanto, é importante que os pais tenham paciência e sejam agentes orientadores. 

Além disso, é preciso dar tempo para que as crianças se vistam após terem escolhido suas peças preferidas. Se elas forem maiores, ajude-as a separar as roupas e os sapatos e defina um tempo para que possam se vestir e calçar.  Quando terminarem, elogie sempre, mas não deixe de dar o toque final se houver necessidade. 

Para evitar atrasos na hora de sair, deixe que as crianças escolham o que vão vestir antes dos demais, assim ela terá tempo suficiente para se arrumar. Se elas ainda são bem pequenas e ainda não tem total equilíbrio, se vestir pode ser um momento complicado. 

Por isso, ensine-as a vestir calças e bermudas sentadas, assim elas conseguem colocar as peças sem cair ou se estressar. As blusas com modelagem mais apertadas também podem ser difíceis de vestir. Converse com as crianças para que nesse momento aceitem a ajuda dos pais ou responsáveis. 

Conclusão

Desejar se vestir sozinha é uma demonstração de autonomia muito importantes no desenvolvimento das crianças. Oferecer a elas a oportunidade de escolher o que vai vestir fará uma grande diferença, visto que elas se sentirão com a auto estima elevada. 

O fato de ter uma opinião respeitada faz com que a criança se sinta valorizada e acolhida dentro do ambiente em que vive, como resultado será um adulto muito mais seguro na hora de expor sua opinião. 

Por isso, seja atencioso e facilite o acesso dos pequenos ao guarda-roupas ensinando sempre a importância da organização e higiene. 

Instagram.com.br