Parkour: um esporte diferente e que incentiva a superação de desafios


Por Marketing

05/02/2024

Você já ouviu falar no parkour? Na nossa última live compartilhamos informações sobre o tema para marcar o mês das crianças.

 

Nascido de uma filosofia para buscar a força e resistência diante dos desafios da vida, hoje ele é considerado um esporte e está cada vez mais popular. E pode ser uma grande ferramenta de desenvolvimento físico para as crianças.

 

De origem francesa, a palavra parkour significa percurso, que remete à prática da atividade, que consiste em superar obstáculos físicos o mais rápido e direto possível, usando diferentes técnicas, como saltos, escaladas e rolamentos.  Ele surgiu na década de 1980, pelo francês David Belle, incentivado pelo pai a usar técnicas militares para ganhar força e agilidade, a fim de se preparar para eventuais conflitos de guerra.

 

O esporte está ganhando destaque no Brasil, inclusive entre crianças. Prova disso é o trabalho desenvolvido por Denis Henrique Paul, profissional de Educação Física e  professor de parkour no Level Garden Sports, maior complexo esportivo de Joinville.

 

“O principal objetivo do parkour é transpor obstáculos e fazer do meio urbano um grande playground para os atletas”, explicou.

 

De acordo com Denis, o esporte contribui para a evolução da coordenação motora, estimula a criatividade e a confiança das crianças.

 

“Percebemos como é importante hoje as crianças se desenvolverem e aprenderem desde cedo a se movimentar, saltar e ganhar força muscular. Com as técnicas do parkour, podemos fazer isso de forma divertida,  trabalhando diversos músculos, estímulos motores, postura e até saúde mental. E o bacana é como os pais percebem a evolução dos seus filhos com a prática”, revelou.

 

Para garantir segurança e a prática correta de acordo com a idade, o professor recomenda que as atividades sejam feitas em ambientes esportivos adequados, sob a supervisão e orientação de um profissional.

 

Quer conhecer mais sobre o parkour e como estimular a prática entre as crianças? Confira nossa live no Instagram!