Como usar a internet em benefício das crianças? Um desafio para os tempos atuais


Por Marketing

07/11/2023

Não há como  fugir da realidade do mundo virtual,  a internet é uma ferramenta poderosa e bastante útil no dia a dia de crianças e adultos. Os tempos atuais compõem a cultura tecnológica, portanto, a geração de nativos digitais já nasce conectada e por isso não enfrenta dificuldades e lidar com  com os recursos modernos que estão a seu dispor.

 

No entanto, é importante que os pais acompanhem de perto a forma como os pequenos estão lidando com a tecnologia e com o mundo da internet para que eles não sejam vítimas de um sistema criado para agilizar a comunicação, mas também para manter as pessoas cada vez mais conectadas.

 

Por isso, elaboramos esse artigo com algumas dicas relevantes sobre como usar a internet em benefício das crianças e promover o seu desenvolvimento saudável e o autocontrole para o uso proveitoso do tempo. Prossiga com a leitura com bastante atenção.

4 dicas para as usar a internet em benefício das crianças

1. Limite o tempo em que elas poderão ficar conectadas

Um dos grandes desafios ao permitir que as crianças tenham acesso à internet é limitar o tempo  de conexão.  Embora a internet apresente o mundo de possibilidades de aprendizado, é fato que o tempo em que os pequenos passam conectados não deve  ultrapassar o ideal.

 

Crianças menores de quatro anos de idade não devem passar mais de uma hora usando plataformas digitais com acesso à internet,  enquanto que,  as que são menores de 12 anos não  podem passar de duas horas.

 

Essa limitação de tempo torna o uso da internet uma tarefa saudável e não compromete a rotina infantil, pois, elas terão tempo de se dedicar a outras atividades,  tais como brincadeiras e interação com parentes e amigos.

 

2.  Avalie o conteúdo acessado

Infelizmente vivemos na era da comunicação e a internet se tornou uma poderosa ferramenta para criminosos que aliciam crianças,  portanto, uma das formas de usar esse recurso em benefício dos pequenos é acompanhar de perto o conteúdo que acessam.

 

Para ajudar os pais nessa tarefa, a própria internet disponibiliza ferramentas que podem ser utilizadas. Veja abaixo algumas opções:

 

  • Google Family Link: auxilia no controle do acesso a conteúdos indevidos no Youtube e outras plataformas.
  • Opções da família: por meio desse serviço, os pais são capazes de controlar os conteúdos e ainda obter relatórios que mostram quais sites a criança visitou. Além de mostrar a localização.
  • Kaspersky Safe Kids: o serviço disponibiliza uma versão paga com recursos avançados, mas também o acesso gratuito. Com ele é possível gerenciar a tempo que a criança fica conectada, bem como os sites acessados.

3. Estabeleça um diálogo aberto

A melhor maneira de ensinar a criança a aproveitar os benefícios que a internet pode oferecer é conversando com ela. Sendo assim, mantenha um diálogo aberto e constante ensinando sobre as melhores possibilidades dessa ferramenta, mas também os riscos que ela apresenta.

 

Fale sobre o tempo adequado de conexão, os conteúdos que podem ser acessados, a forma segura de usar as redes sociais e o perigo de conversar com pessoas desconhecidas. Oriente a não fazer amizades com pessoas desconhecidas ou mesmo passar informações pessoais.

4. Apresente a internet como um recurso auxiliar no desenvolvimento

Os nativos digitais, também conhecidos como geração Y, possuem uma facilidade muito grande em lidar com os recursos tecnológicos e aproveitar ao máximo os benefícios que eles têm a oferecer. No entanto,  é um ambiente que proporciona fácil distração devido à grande oferta de comunicação.

 

Para evitar que as crianças  percam o tempo ao utilizá-la é importante conscientizá-las sobre a forma adequada de uso e como ela pode contribuir para o desenvolvimento educacional.  Sendo assim, ensine os pequenos a tirarem o máximo de proveito para agregar conhecimentos e auxiliar na realização de suas tarefas escolares.

 

Mostre às crianças o quanto a internet pode ser benéfica para o seu futuro profissional, pois muitas crianças possuem habilidades naturais para a criação de conteúdos, o que contribui para que elas possam se tornar profissionais digitais.

Conclusão

Embora a internet seja uma poderosa ferramenta que traz grandes benefícios para as crianças, é importante que os pais estejam atentos a sua forma de uso e protejam os pequenos das astúcias de adultos criminosos.  Além disso, é necessário ensiná-los administrar o tempo e a desenvolver o autocontrole para não ser dominado pela internet com suas incontáveis distrações.

 

Estabeleça um diálogo aberto sobre os benefícios e riscos que a internet oferece, é  preciso que os pais  usem  os recursos adequados para controlar e obter relatórios frequentes sobre  quais os sites que as crianças estão acessando.

 

 Usar as ferramentas de controle,  na versão  gratuita ou paga, se torna um excelente auxiliar para proteção dos filhos e ao mesmo tempo para estimulá-los a hábitos de conexão cada vez mais saudáveis. Ou seja, eles vão aprender que a internet traz grandes benefícios para o seu desenvolvimento,  desde que seja utilizada de fo