Como conectar pais e filhos por meio dos livros?
Por Marketing
26/02/2024
A neuropsicopedagoga, Kélvia Bonatti Kienen, dá dicas exclusivas para melhorar o relacionamento em família com o apoio dos livros
No mês em que celebramos o Dia do Livro, aproveitamos para falar sobre um tema muito importante: a conexão familiar com a leitura. Pensando neste desafio, conversamos com a neuropsicopedagoga, Kélvia Bonatti Kienen, para dar dicas sobre como conectar pais e filhos por meio dos livros.
Um dos principais propósitos do Grupo Açucena é tornar o mundo um lugar melhor para as crianças. Educar e conectar com o universo lúdico, que os livros proporcionam é uma das inúmeras possibilidades de transformar a educação e a qualidade de vida dos pequenos.
Especialmente em um cenário tão delicado: uma pesquisa feita com cerca de mil pais, descobriu que 97% deles entende a importância da leitura, mas apenas 30% afirmou ter esse hábito diário.
Para explorar dicas fundamentais para os pais conseguirem aumentar o relacionamento com os filhos por meio dos livros, convidamos Kélvia Bonatti Kienen para compartilhar algumas sugestões enriquecedoras. Ela é especialista em psicopedagogia e neuropsicologia, com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, e fundadora da loja Educamente, especializada em jogos e brinquedos educativos, em Jaraguá do Sul (SC).
De acordo com Kélvia, o livro é uma grande oportunidade para os pais se conectarem, criarem laços afetivos e memórias para a vida inteira. E também explorar o potencial de ferramenta educacional dos livros, como despertar a imaginação, ampliar o vocabulário, desenvolver narrativa e aprender algo novo.
“O momento que os pais estão ao lado da criança, com o livro na mão é precioso. É onde eles estão presentes de verdade e esquecem de tudo, se envolvem com a leitura. E o ato de ler em voz alta, contar a história, falar do personagem ou ensinar algo faz essa aproximação de maneira perfeita. É um envolvimento único”, explica.
E em um mundo onde o tempo dos pais é cada vez mais escasso, com rotinas tão atribuladas, é importante investir em situações de alto valor e criar tempo de qualidade com os filhos. Afinal, as memórias ficarão para sempre!
Confira algumas dicas essenciais para conectar pais e filhos por meio dos livros:
Pratique o diálogo
Você conversa bastante com seu filho? Conversar é um grande exercício de conexão, interação e desenvolvimento. E afeta diretamente a relação das crianças com os livros, narrativas e contos, despertando seu interesse para o tema. Para a especialista, o diálogo entre pais e filhos é o primeiro contato com as histórias. É a partir dele que desenvolvemos o lado cognitivo de criar um enredo e narrativa. Por isso, converse muito com seus filhos, estimule o diálogo!
Incentive a leitura desde cedo
Tem idade ideal para começar a incentivar o hábito da leitura? A resposta é desde cedo. É possível contar histórias ainda durante a gestação, para ir ambientando o bebê com este universo. E para cada idade, existem tipos de livros e leituras específicas, para estimular o desenvolvimento de acordo com a fase de aprendizado.
Para bebês, por exemplo, os livros com texturas, contraste de cores, de tecidos ou as luvas para contação de histórias são excelentes, pois estimulam o contato visual e claro, introduzem o diálogo e a narrativa.
Em cada idade será um processo diferente. Por isso, quanto antes incentivar e introduzir a leitura, isso vai fluir naturalmente na vida do seu filho.
Explore a contação de história
Na hora de fazer uma leitura ou contação de história para a criança, explore cada momento. Invista em uma narrativa, mude o tom de voz, interprete os personagens, sons e invista na emoção. Juntos, esses elementos contribuem para o envolvimento dos pequenos durante a leitura, estimulando os sentidos.
Uma outra dica da especialista Kélvia, é fazer exercícios de leitura e mostrar as imagens do livro apenas no final, para despertar a imaginação dos pequenos ao longo da história.
Deixe os livros acessíveis
Crie formas em sua casa de deixar os livros sempre acessíveis para os pequenos. Mantenha-os expostos e ao alcance das crianças, para que elas tenham a liberdade de pegar um livro que gostem a qualquer momento e assim, contribuir para o despertar do interesse. A curiosidade, autonomia e imaginação são fundamentais para criar esse relacionamento literário.
Livro é sinônimo de diversão
Aprender deve ser um processo leve, divertido e gostoso. Por isso, transforme o momento da leitura em diversão e entusiasmo. Evite ao máximo fazer as famosas condições ou trocas, como “se você ler o livro, poderá fazer tal atividade”, pois elas costumam relacionar o livro a algo negativo, como um castigo.
Crie uma rotina
Uma das principais dúvidas dos pais e mães é como criar uma rotina de leitura. A dica é tentar incluir o momento antes das crianças dormirem. É a oportunidade de diminuir os estímulos tecnológicos, apagar as luzes da casa e fazer um ritual de tranquilidade e leitura. Escolha um dia da semana e faça a atividade. Com o tempo, as crianças podem até pedir para ler um livro antes de dormir.
Agora que você já conferiu as dicas, que tal colocar em prática? Reserve um tempo na sua rotina e esteja presente de corpo e mente, ao lado dos seus filhos e divirta-se com as diferentes emoções que a leitura vai proporcionar para a família!
Se você quiser saber mais sobre o tema, assista ao vídeo da live que realizamos com a Kélvia no Instagram do Grupo Açucena!