Brincadeiras para dentro do apartamento: saia do tédio!


Por Marketing

09/09/2024

Embora escolher roupas de crianças para que os pequenos possam brincar livremente em meio à natureza e em espaços públicos é sempre motivo de alegria, algumas vezes é preciso lidar com as dificuldades da rotina que impedem de ir até esses locais.

 

Quem mora em apartamento também pode aproveitar os dias de folga de uma maneira intensa e dinâmica, basta escolher as brincadeiras certas e aproveitar os momentos em família para se divertir bastante e construir memórias afetivas que ficam marcadas para sempre.

 

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 4 brincadeiras que podem ser realizadas dentro de um apartamento para evitar o tédio e assim garantir a diversão da criançada. Leia com bastante atenção!

4 brincadeiras para fazer dentro do apartamento

Antes de falarmos sobre as 4 brincadeiras, é importante que você escolha qual delas irá fazer de acordo com a realidade do seu espaço e a idade das crianças. Brincadeiras que exigem habilidades de escrita não são indicadas para crianças menores.

 

Outro detalhe importante, em relação à disponibilidade do local para que elas possam circular de forma tranquila.  Para garantir a segurança dos pequenos você pode colocar móveis, tais como mesas e cadeiras  mais encostados na parede,  deixando um espaço livre para que eles possam se movimentar sem correr o risco de se machucar.

 

Agora vamos ao que de fato interessa, veja quais são as brincadeiras, providencie o material e vamos dar play na diversão.

1. Caça ao tesouro

 

Essa é uma brincadeira sensacional que pode ser diversificada de acordo com a ocasião em que você propõe realizá-la.  Por exemplo, no período de páscoa você pode esconder os ovos e outros doces e promover a caça ao tesouro dentro do apartamento.

 

As pistas podem ser construídas de acordo com o tamanho dos pequenos,  respeitando as limitações, mas valorizando a capacidade que eles possuem de raciocinar e procurar até encontrar o seu prêmio.

 

Se você optar por promover uma caça ao tesouro  com doces tome cuidado para que todas as crianças envolvidas na brincadeira tenham uma oportunidade de encontrar o seu.

2. Stop, adedonha e adedanha

Essa é uma brincadeira antiga e bastante divertida, além de ser simples e fácil de realizá-la.  No entanto, é importante que os participantes saibam ler e escrever, pois é uma brincadeira que exige conhecimentos gerais.

 

Você vai precisar de folhas brancas, lápis ou caneta. A brincadeira consiste em definir alguns tópicos que deverão ser respondidos em cada rodada.  Alguns deles são cidade,  estado ou país,  nomes de novelas ou filmes,  nomes de artistas famosos, nomes de frutas ou legumes,  entre outras informações que poderão ser definidas em conjunto.

 

Cada participante pode mostrar uma quantidade de dedos antes de iniciar a brincadeira, ao invés de contar quantos tem, cada um deles corresponde a uma letra do alfabeto. A última letra que for falada deverá ser usada para definir as informações de cada item da adedonha.

 

Vence aquele que fizer maior número de pontos ao final de uma determinada quantidade de rodadas.

3. Strike ou boliche

Essa brincadeira é ideal para quem mora em apartamento, mas possui um espaço maior como um corredor ou varanda, onde será possível organizar todo o material e se divertir.  Para quem não tem o brinquedo em casa,  uma opção é usar garrafas pets e  uma bola de meia.

 

Posicione as garrafas ao final de um corredor de forma que elas fiquem uma ao lado da outra.  Use a bola de meia para tentar derrubar o maior número possível de garrafas, mas é preciso ficar um pouco distante, pois a brincadeira serve para treinar a habilidade motora. Vence quem fizer mais pontos.

4. Produção de origami

 

Você já ouviu falar nessa arte milenar japonesa que tem conquistado cada dia mais adeptos e pode ser  uma boa alternativa para brincar dentro de um apartamento e ao mesmo tempo auxiliar as crianças no ganho de concentração e tranquilidade?

 

Isso mesmo,  a produção de origamis pode ser uma alternativa brilhante para que as crianças possam produzir suas artes e ao mesmo tempo se divertirem, aumentando seu senso de criatividade e organização.

 

Para realizar a brincadeira você vai precisar de folha de ofício branca ou colorida. Caso você não saiba produzir nenhuma arte de origami para ensinar aos pequenos, basta acessar o youtube. Nessa plataforma de vídeos, você encontra vários profissionais que ensinam a produzir desde as peças mais simples, às mais complexas. Escolham juntos, o que fazer e mãos à obra.

Conclusão

As crianças ficam entediadas com muita facilidade, afinal, estão cheias de energia e o que elas mais desejam é brincar e se divertir. Quando não for possível levá-las para aproveitar os momentos em um local aberto, basta escolher as brincadeiras certas para garantir a diversão.

 

Além disso, aproveite esses momentos para viver experiências marcantes com seus pequenos, afinal, quem não gosta de receber carinho e atenção, mesmo durante a brincadeira?