Paternidade presente: como desenvolvê-la?
Por Marketing
05/08/2024
Mas afinal, o que é a paternidade presente?
De forma simples: um estilo de paternidade que ficará marcada, positivamente, no futuro da criança. Ou seja, a descoberta da paternidade presente será feita quando o filho envelhecer e enxergar no seu pai um exemplo a ser seguido.
E esse estilo de paternidade é construído de forma ativa. O pai precisa ser participativo, refletir sobre o machismo e patriarcado e trocar de funções com as mulheres, sem sobrecarregá-las. Para uma paternidade presente, é necessário repensar o jeito de ser pai.
E como construir uma paternidade mais presente?
Como aconselha Luis Fêran, terapeuta com formação em Psicologia Transpessoal, o primeiro passo é fazer uma mudança de mentalidade, olhando o próprio passado para perceber o que funcionou e o que não funcionou na sua criação. Além disso, Fêran indica que os pais criem valores inegociáveis e não abram mão deles de jeito nenhum, como passar mais tempo (tempo de qualidade, claro!) com os filhos.
É importante que você tenha disposição para aprender e aprimorar o desenvolvimento emocional. Por exemplo: respeite os limites do seu filho e acolha os sentimentos dele, sem invalidá-los.
Acolher os próprios sentimentos também faz parte da jornada de construção da paternidade presente, por isso, quando você se ver passando por um momento difícil, perceba-se e encontre um lugar para se expressar.
Construir uma paternidade presente envolve autoconhecimento e reflexão sobre a questão: como eu gostaria de ser educado? Reflita e aplique isso no seu relacionamento com as crianças.