Dicas para organizar (e manter organizado) o guarda-roupa das crianças
Por Marketing
22/07/2024
Organizar o guarda-roupa da criança é um desafio, pois é preciso colocar as peças no lugar como um adulto, mas pensar na acessibilidade dos pequenos. Pensando em ajudar você nessa tarefa, separamos as melhores dicas para facilitar sua rotina.
Veja abaixo quais são elas. Prossiga com a leitura desse artigo com bastante atenção.
1. Desapegue
Se você quer ter um guarda-roupas organizado, o melhor a fazer é começar desapegando das roupas que seu filho não usa mais. O excesso de roupas dificulta a organização e quando não tem mais utilidade, não há motivos para guardar as peças.
Se forem muitas peças e tiver uma quantidade considerável de roupas semi-novas, você poderá promover um bazar juntamente a outras mães. No entanto, há outra possibilidade, a doação das peças para pessoas carentes. Essa atitude de desapego é um ótimo exemplo de solidariedade e ensinará seus filhos a serem bondosos.
2. Fique atento ao clima na hora de organizar o guarda-roupas
Essa dica é válida para quem deseja organizar o armário de roupas, mas também quer manter a organização por mais tempo. Os tipos de roupas que usamos estão inteiramente ligados ao clima, portanto, ficar de olho nas estações é fundamental para evitar a bagunça.
Coloque as roupas que serão mais utilizadas de forma que as crianças possam pegar com tranquilidade. Além disso, evite criar pilhas muito altas dentro do armário. Dessa forma, a visualização e escolha das peças não será um problema. Outra dica é colocar as roupas de crianças utilizadas no dia a dia nas primeiras pilhas e as demais no fundo, assim a manutenção do que foi organizado será um sucesso.
Roupas mais grossas como as jaquetas, casacos forrados, blusas e calças de moletons e camisas de mangas compridas podem ficar penduradas em cabides, pois ocupam muito espaço se forem guardadas dobradas.
Você pode optar por cabines personalizadas ou mais simples de acrílico ou madeira. Verifique o acabamento para que as peças de tecidos mais sensíveis não tenham danos ao ser colocadas nos cabides.
3. Conte com os acessórios para guarda-roupas
Otimizar o espaço é uma das tarefas mais desafiadoras na hora de organizar o armário de roupas das crianças. Os acessórios podem ajudar bastante na hora de separar algumas roupas imprescindíveis para o dia, tais como os uniformes escolares.
Divisores de gaveta, caixas organizadoras, cabides, grades de encaixe e caixas de papelão são excelentes acessórios para aproveitar bem os espaços. Sem falar que podem ser colocados e retirados quando necessário, o que facilita bastante a organização e manutenção.
4. Ensine pelo exemplo
As crianças aprendem pelo exemplo, por isso se você quer que elas mantenham o guarda-roupas organizado, faça o mesmo. Comece pelo seu espaço, se ele estiver sempre organizado, será mais fácil ensinar aos pequenos o conceito de organização.
Outra dica válida é pedir ajuda na hora de organizar o armário de roupas. Mesmo que a criança ainda tenha suas limitações devido à pouca idade, é importante que ele ajude a desempenhar as tarefas para que possa ir se acostumando com organização e veja também a dificuldade para colocar as peças no lugar.
5. Fique atento ao tamanho do guarda-roupas
Mesmo que você se esforce ao máximo para manter o guarda-roupas organizado, se ele não for de um tamanho adequado e que comporte todas as peças, será muito mais difícil organizar e manter tudo no lugar.
Por isso, avalie o tamanho do armário onde as roupas ficarão guardadas e veja se realmente as peças podem facilmente ser acomodadas. Embora os acessórios ajudem na organização, eles não conseguem suprir toda a demanda por espaço.
Sendo assim, a melhor opção é investir em um guarda-roupa maior, com divisões e espaço adequado para organizar as peças.
6. Adquira outros móveis
Embora o guarda-roupas seja um móvel bastante útil, uma cômoda pode ajudar na organização das peças, especialmente quando há mais uma criança no quarto. Ademais, regiões com climas mais frios existem mais roupas, o que consequentemente exige mais espaço.
As roupas mais usadas podem ficar na cômoda, o que facilita que as crianças possam tirar quando usar e guardar quando já tiverem higienizadas. Essa ação contribui para a formação do hábito de manter as roupas e objetos no lugar, deixando o ambiente ainda mais organizado.
Conclusão
As dicas apresentadas nesse artigo ajudarão você a deixar o guarda-roupas dos pequenos muito mais organizado, diminuindo assim o trabalho no dia a dia.
Contar com a ajuda das crianças na realização dessa tarefa pode torná-la um pouco mais exaustiva, mas certamente você vai construir memórias afetivas importantes, além de passar mais tempo com seus filhos acompanhando de perto o desenvolvimento deles.
Coloque em prática o que foi ensinado aqui. Depois nos conte como foi sua experiência na organização e manutenção da arrumação dos armários de roupas dos pequenos.