Roupa infantil: o que fazer quando a criança não quer usar
Por Marketing
27/05/2024
Birras e fugas na hora de vestir roupa pode ser algo comum para muitos adultos, uma vez que as crianças se recusam a usar roupas, transformando em transtorno o que deveria ser um momento agradável.
Para os pais é uma grande alegria comprar roupa de criança e ver seu pequeno por dentro da moda infantil. No entanto, quando há recusa em se vestir, é uma decepção e ao mesmo tempo uma preocupação. Afinal de contas, colocar roupas e sapatos é muito mais que uma questão de estética.
Descobrir estratégias para vestir seu filho com tranquilidade é o segredo para evitar discussões e birras no momento de se arrumar. Lembrando que não importa se a criança vai sair de casa ou não.
É importante que ele tenha consciência de que o ato de colocar roupas deve fazer parte do nosso cotidiano. Continue por aqui e veja nossas dicas para transformar o momento de vestir roupas em algo divertido.
3 dicas para vestir roupas em crianças sem estresse
Se você está enfrentando problemas na hora de arrumar seu pequeno, saiba que não está sozinho. Muitos pais reclamam da mesma situação, especialmente quando há crianças com idade entre 2 e 3 anos. Muitos sentimentos podem estar envolvidos nessa recusa, inclusive o fato de não gostar das peças escolhidas.
Para lhe ajudar a resolver o problema, vamos listar aqui 3 dicas importantes. Veja abaixo quais são elas:
1. Converse com a criança
Embora a recusa seja mais comum na idade entre 2 e 3 anos, estabelecer um diálogo sincero é fundamental. Pode não parecer, mas as crianças são capazes de nos entender. Por isso, converse com o pequeno com sinceridade, mas usando palavras que sejam fáceis para elas entenderem.
Fale da importância de se vestir, das formas diferentes que nos vestimos para adequar as mais variadas situações. Ressalte a importância de estar bem vestido, não para mostrar para os outros, mas para que ela se sinta bem.
Se a recusa persistir, veja se há algo mais profundo por detrás dessa situação. Forçar a criança a vestir roupas que não gosta, pode dificultar ainda mais a aceitação.
Deixar a criança nua com muita frequência pode ser um dificultador na hora de se vestir.
Portanto, se você mora em regiões mais quentes, prefira roupas mais leves e escolha horários do dia em que a criança poderá ficar só de calcinha ou cuequinha. Dessa forma, ela vai saber que nem sempre é possível ficar sem roupa.
2. Compre roupas que agradam as crianças
Montar os looks de acordo com o gosto da criança é uma forma de favorecer o momento de se vestir. Escolher estampas com elementos do mundo infantil pode trazer ainda mais alegria na hora de colocar as roupas.
Por isso, converse com seus filhos e observe seus gostos no dia a dia. Acompanhá-los na hora de assistir TV vai ajudar a ficar por dentro dos personagens preferidos. Dessa forma, você poderá comprar o que agrada os pequenos.
Fique atento à recusa de usar peças específicas. Verifique se o tecido não está incomodando de alguma forma ou se etiqueta está encostando na pele e causando uma leve irritação. Roupas muito apertadas e pouco confortáveis podem ser um empecilho para as crianças recusarem a se vestir.
3. Transforme o momento de se vestir em diversão
A criança gosta de brincadeiras e músicas e por isso, transforma qualquer momento em pura diversão. Acompanhar o gosto dos pequenos pode ser uma excelente estratégia para que elas se vistam sem estresse.
Faça pequenas competições na hora de se vestir. O papai pode fazer com os meninos e a mamãe com as meninas quando forem usar peças parecidas. Por exemplo: o pai pode apostar com o filho quem veste a calça primeiro. Enquanto que a mãe pode brincar com a menina na hora de vestir o vestido ou uma saia. Quanto mais simples forem as peças, mais fácil será de realizar a brincadeira e se divertir com seus pequenos.
Cantar a música preferida das crianças enquanto coloca a roupa nelas vai transformar o momento em algo muito mais divertido. Aproveite para conversar com seu pequeno e dar muitos beijos e abraços. A infância é uma fase encantadora, mas passa muito rápido.
Conclusão
Vestir roupas nos pequenos pode se transformar em um momento muito divertido. Além disso, deixar as crianças escolherem suas roupas vai estimular o autoconhecimento e ao mesmo tempo estimular o prazer na hora de se arrumar.
É importante não perder a paciência ou ameaçar os pequenos que se recusam a se vestir. Isso pode ser apenas uma fase e requer dos pais um acompanhamento mais de perto para saber se existe um motivo especial.
Escolha roupas bonitas e que agradem seus pequenos. Dessa forma, se vestir será um momento muito mais divertido.