Como lavar roupas de bebês
Por Marketing
12/02/2024
A chegada de um bebê é sempre um momento de muita alegria, mas também de grandes desafios. Aprender a cuidar de um ser tão pequenino e indefeso exige dedicação e paciência, assim como saber a forma certa de lavar as roupas de crianças nessa fase, é fundamental.
Além da lida diária com os cuidados do bebê, é preciso aprender a forma correta de higienizar seus pertences. A lavagem de roupas de bebês requer atenção, pois a pele ainda é muito sensível e qualquer exagero no uso de produtos pode resultar em alergias na pele ou respiratórias.
Separamos algumas dicas sobre como lavar roupas de bebês de uma forma prática e segura. Prossiga com a leitura!
5 dicas para higienizar as roupas dos bebês
1. Escolha os produtos certos
Na hora de lavar as roupas de bebês é importante escolher um sabão suave, desenvolvido especialmente para o cuidado com esse tipo de peça. Não é recomendado usar amaciante, devido ao perfume, pois a respiração dos bebês precisa de cuidados especiais nessa fase.
2. Higienize a máquina e os demais acessórios
Antes de lavar as roupinhas na máquina, é importante promover a higienização da máquina e dos demais acessórios que serão utilizados no processo de lavagem.
Para limpar a máquina adequadamente, você pode usar a função autolimpante ou mesmo deixar no ciclo normal. Deixe encher de água até o nível máximo e em seguida acrescente 5 colheres de água sanitária para cada litro da capacidade da máquina. Prossiga com o ciclo normal.
O ideal é que cestos, baldes e prendedores sejam separados e destinados apenas para as roupas dos bebês. Caso não seja possível, é importante higienizar cada um deles antes de colocar as roupas dos pequeninos.
3. Não lave as roupas de bebês junto às roupas dos adultos
Além de serem peças sensíveis, não é bom misturar as roupas dos nenéns com as peças dos demais moradores da casa, por uma questão de higiene. Mesmo que você tenha um pouco mais de trabalho, lave separadamente.
4. Lave as roupas antes do uso
Embora as peças sejam novas, é preciso lavá-las antes do bebê usar. Por isso, a partir da trigésima semana de gestação comece a organizar os armários e consequentemente a lavagem das roupas. Use o ciclo para roupas delicadas, assim você evita que as fibras das roupas relaxem antes do tempo.
Não deixe secar ao sol. Quando estiverem secas, passe cada uma delas com ferro morno, tomando cuidado com peças de lã ou que tenham detalhes sensíveis para não danificar as roupas.
5. Como lavar as roupas de neném no balde
Caso prefira lavar as peças no balde, proceda com a higiene dele, lavando com sabão neutro e aplicando um pouco de água sanitária na parte interna e externa do acessório. Coloque água suficiente e acrescente o sabão de sua preferência, lembrando que ele precisa ser específico para esse fim.
Deixe as roupas de molho por 15 a 30 minutos no máximo. Esfregue uma por uma das peças, dando atenção especial nas áreas mais sujas ou com manchas.
Cuidados após a lavagem das roupas de bebês
Agora que você já sabe como lavar as roupas de bebês, é importante aprender a armazená-las para que elas se mantenham conservadas por muito mais tempo. A primeira dica é sempre passar cuidadosamente com ferro morno as peças após a lavagem.
Outra dica muito importante é a completa higienização do local onde elas ficarão guardadas. Não podemos esquecer que os bebês têm a pele sensível e que contatos indevidos com microrganismos podem causar alergias.
Para a limpeza você pode usar uma toalha mágica umedecida com álcool para passar nas gavetas, prateleiras dos armários ou cômodas, antes de acomodar as roupas. Aquelas que serão usadas logo nos primeiros dias, podem ser dobradas e colocadas em locais de fácil acesso para facilitar a rotina de cuidado com o bebê.
Roupas maiores ou mesmo aquelas que não serão usadas na estação em que você está, podem ficar armazenadas no fundo do guarda-roupa. Mas lembre-se de guardá-las em uma embalagem plástica para protegê-las de poeira e demais sujidades.
Na hora de dispor as peças nos armários, é importante pensar na funcionalidade, uma vez que a rotina com um bebê pode se tornar muito mais pesada e cheia de tarefas. As roupas de passeio podem ficar penduradas e separadas por cores para facilitar na hora de arrumar o neném.
As gavetas também devem ser organizadas pensando numa forma de deixar o seu dia a dia menos complicado. No fundo da gaveta coloque as peças que você usa com menos frequência e na parte da frente, deixe aquelas para trocas imediatas, tais como os pagõezinhos e macacões, além de toalhas de boca, meias e luvas.
Conclusão
Aprender a forma correta de lavar as roupas de bebês contribui para evitar que eles tenham alergias logo nos primeiros dias de vida e também para facilitar a rotina da mamãe. Da mesma forma, a organização das peças nas gavetas e guarda-roupas será um diferencial para que você tenha acesso rápido àquilo que precisa nos momentos de trocas.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe com aquela mamãe que está se preparando para receber um bebezinho em casa até a próxima.