Esportes que incentivam o desenvolvimento das crianças


Por Marketing

12/09/2023

Muito mais que se preocupar em comprar roupa para criança é importante se preocupar com o desenvolvimento físico dos pequenos. Por isso, inserir a prática esportiva desde a menoridade é fundamental para que eles cresçam saudáveis.

 

Algumas modalidades simples como o ciclismo podem ser praticadas após 1 ano e meio de idade. O velotrol é uma alternativa bastante usada como inserção na prática do ciclismo para as crianças menores.

 

No entanto, é importante escolher uma atividade que eles gostem de fazer. Isso aumentará as possibilidades deles  não desanimarem  e também de sobressair futuramente como um grande esportista.

 

Além disso, os esportes são excelentes auxiliares no tratamento de diferentes neuro divergências e até mesmo para pessoas com limitações físicas. Porém, nesse caso é importante que um profissional acompanhe toda a prática para que os objetivos sejam alcançados e a integridade das crianças seja preservada.

 

Melhores esportes para as crianças

Natação

Essa é uma atividade física que pode ser iniciada desde os primeiros meses de vida das crianças e praticada até a fase adulta. Inclusive se ela gostar da natação, há grandes possibilidades de se tornar um atleta profissional.

 

Sem falar, que a coordenação motora ficará melhor, a musculatura mais resistente e os ossos mais fortes.

Dança

Ideal para meninos e meninas, a dança é uma atividade física bastante prazerosa, além de contribuir para melhorar a coordenação motora, aumentar a consciência corporal, o equilíbrio e permitir que as crianças tenham contato com a música desde cedo.

 

Para participar ativamente de uma escola de música, o ideal é que as crianças tenham pelo menos 6 anos de idade. Além de participarem das aulas, eles são capazes de escolher o estilo de música que mais gostam, facilitando assim a adesão à prática.

 

Ciclismo

 

O ciclismo é uma atividade que pode ser inserida na vida das crianças desde os 18 meses de idade e inicialmente como um momento de descontração. À medida que elas vão crescendo é possível adquirir modelos de bicicleta que acompanhem o tamanho das crianças.

 

Embora seja bastante divertido, não podemos esquecer que os pais precisam investir em acessórios de segurança, tais como capacete, cotoveleira, luvas, sapatos e roupas de crianças apropriadas para a prática do ciclismo.

Skate

Esse é um esporte radical, mas nem por isso, está proibido para as crianças menores, pois, usando os equipamentos certos eles também podem aproveitar.

 

Além do skate, os pais precisam adquirir capacete, cotoveleira, caneleira e proteção para os dentes. As crianças menores de 7 anos devem ser supervisionadas pelos pais ao brincar com o skate.

 

Enquanto que os maiores podem ficar livres para brincarem sozinhos e se preferirem podem inclusive fazer aulas de skate para se tornarem profissionais nessa prática.

Patins

Além de ajudar no desenvolvimento, andar de patins traz grandes benefícios para a saúde e para o desenvolvimento dos pequenos. Ele auxilia no equilíbrio e na coordenação motora, fortalece a musculatura, favorecendo o crescimento saudável.

 

Não deixe de comprar capacete, cotoveleira, joelheira e luva para proteger as crianças se houver quedas. Além disso, escolha um patins de qualidade e resistente para que os pequenos possam brincar em segurança.

 

Aqueles que moram em regiões que tenham shopping center com pistas de patinação no gelo também podem aproveitar para praticar o esporte. Lembre-se que além de todos os acessórios é preciso vestir os pequenos com roupas termicamente confortável.

 

 

 

 

Escalada

 

Ideal para as crianças maiores de 8 anos, é uma atividade que contribui para o fortalecimento dos músculos e ossos. Ele ainda ajuda a aumentar a força e o equilíbrio, visto que é preciso calcular cada passo a ser dado para chegar ao topo.

 

Para que a criança possa praticar a escalada é preciso levar em algum parque que disponibilize esse exercício. No entanto, é possível construir uma parede de escalada em casa mesmo para crianças das mais variadas idades.

 

Os kits vêm prontos com as peças e os parafusos, bastando apenas fixar adequadamente na parede. Dessa forma, as crianças poderão praticar a escalada quando quiserem. Além disso, à medida que eles forem crescendo , o grau de dificuldade pode ser aumentado, criando uma situação de desafio para que eles possam vencer dia a dia.

 

Conclusão

As crianças possuem energia de sobra, o ideal é que elas sejam canalizadas para a prática esportiva, pois ela contribui diretamente para o desenvolvimento físico e intelectual  dos pequenos, além de resultar em muito mais saúde.

 

A prática esportiva desde cedo é  fundamental para que as crianças se socializem e tenham maior consciência corporal, melhor coordenação motora e muito mais força e resistência física.

 

Por isso, é importante que os pais ofereçam opções variadas para que elas possam escolher a que mais gostam. Além disso, é importante não esquecer de adquirir todos os equipamentos de segurança, assim as crianças poderão brincar com to