5 Dicas de como cuidar das roupas dos bebês


Por Rafael Ramos

07/10/2022

A chegada de um bebê na família é sempre um momento de muita alegria, mas não há como negar que é a hora de aprender a cuidar das roupas de crianças para que elas possam durar um pouco mais. 

Além disso, os bebês crescem de forma muito mais acelerada que as crianças, portanto, comprar muitas peças de roupas pode resultar em perda de dinheiro. Pois, muitas delas não são usadas por ficarem pequenas antes mesmo que os pais percebam. 

Outra preocupação na hora de cuidar das roupas de bebês está relacionada ao tipo de material de limpeza usado. A pele dos bebês é bastante sensível, portanto, escolher o lava roupas adequado contribui para evitar irritações e alergias. 

Veja a seguir 5 dicas para cuidar das roupas dos pequeninos de forma simples e prática. 

1. Use sabão neutro

O sabão de côco é o produto mais indicado para lavar a roupa dos bebês, por não conter substâncias químicas que podem causar alergia. Outra preocupação é lavar as peças antes mesmo de serem usadas. Isso evita alergias e ainda elimina qualquer tipo de sujidade que possa causar doenças. 

Não use amaciantes, pois o perfume pode ser prejudicial ao bebê. Evite qualquer outro produto químico que não seja o sabão de côco.

O próximo passo é passar com ferro elétrico uma a uma das peças. Essa é uma tarefa um pouco cansativa, visto que as roupas são muito pequenas. No entanto, o ato de passar potencializa a eliminação de germes e bactérias, protegendo ainda mais os pequenos. 

2. Guarde as roupas em saquinhos plásticos

Cuidar das roupas dos bebês não é tarefa fácil, especialmente nos primeiros dias, pois a rotina se torna muito cansativa, sem falar nos desafios de cuidar de um ser tão pequeno e frágil. Por isso, após a primeira lavada e quando as peças estiverem passadas coloque em sacos plásticos. Esse ato as mantém limpas por muito mais tempo. 

Higienize o espaço onde as roupas serão guardadas com pano úmido e álcool. Essa limpeza pode ser feita a cada 60 dias,  com o objetivo de manter o espaço dos bebês livres de germes e bactérias. 

À medida que as roupas ficarem pequenas, higienize adequadamente e as coloque novamente em sacos plásticos. Dessa forma, elas se mantêm limpas por muito mais tempo e podem ser doadas e vendidas para que outros bebês possam utilizá-las. 

3. Seque as roupas em ambientes arejados

Seguir essa dica é muito importante, pois secar as roupas de crianças e bebês na sombra pode deixá-las com cheiro desagradável e com maior possibilidade de mofar. Sendo assim, seque  as peças em ambientes abertos e preferencialmente ao sol.

Elas vão secar muito mais rápido e ainda ficarão livres de fungos, bactérias e mofo devido a ação dos raios solares no tecido. 

4. Use a máquina de lavar, mas tenha alguns cuidados

Não há como negar que a máquina de lavar é um equipamento indispensável na vida das mamães. Embora muitas delas tenham dúvida sobre lavar ou não as roupas de bebês usando esse grande auxiliar, a verdade é que seu uso está liberado. 

Visto que os bebês ainda estão com a imunidade baixa,  é importante tomar todos os cuidados com a higiene. Sendo assim,  antes de colocar as roupas faça a pré-lavagem da máquina com água, sabão de coco e álcool. Dessa forma, todos os germes, bactérias e resíduos de sujeira serão eliminados. 

Outra dúvida comum é sobre quais os tipos de peças podem ser colocadas na máquina, pois a maioria delas são finas e por isso, mas sensíveis. Prefira lavar as peças de tecidos delicados à mão para evitar danos e até mesmo a inutilização.

Uma opção é colocar esse tipo de peça dentro de sacos apropriados para lavar  roupas. Dessa forma, elas ficam protegidas e adequadamente higienizadas. 

5. Não misturar roupas de crianças com peças de adultos

Se você optar por lavar as roupas dos bebês na máquina precisa tomar o cuidado de não misturar com as peças dos adultos. Pois, os pequenos ainda estão em desenvolvimento e seu sistema imune não é tão resistente. 

Dessa forma, para evitar que as roupas deles tenham contato com diferentes tipos de sujidades que podem trazer prejuízo à saúde, um dos cuidados é não misturar.

Conclusão

Cuidar das roupas de bebês exige atenção para evitar que eles sofram com alergias e até mesmo doenças causadas por fungos, bactérias e sujidades prejudiciais à saúde dos pequenos. 

O uso da máquina de lavar pode ser algo bastante vantajoso, pois auxilia na realização das tarefas de uma forma muito mais rápida e menos trabalhosa. Mas não se esqueça de limpar a parte interna antes de colocar as roupas dos bebês para lavar. 

Manter os cuidados adequados é uma forma de demonstrar seu amor e preocupação com o mais novo membro da família.